Visão lateral da entrada da igreja

Criada em 17 de Outubro de 1967, por Dom Angello Rossi e solemente inaugurada em 03 de Novembro de 1967 por Dom Paulo Evaristo Arns, então bispo auxiliar e vigário episcopal para a região norte. Em mesma cerimônia deu posse canônica ao Revmo. Pe. Ernesto Cadore, jovem sacerdote, originário de Erickim – RS, da congregação dos ministros dos enfermos (Camilianos), que deixará de ser capelão do Hospital do Cajuru em Curitiba, PR para ser inserido em um contexto paroquial na Arquidiocese de São Paulo. Padre Ernesto Cadore ficou de 1967 a 1983. Em maio de 1983 assumiu o Pe. José Vieira Moraes (1983 a 1994), Pe. Adailton Jose dos Santos, recém ordenado chega a comunidade em 1994 permanecendo até 1996. Em 1997 a comunidade paroquial recebe o Revmo. Pe. Geremias Gomes dos Santos permanecendo ate 2006.

Em 06 de janeiro de 2007, Dom Joaquim Justino Carreira, então bispo auxiliar de São Paulo e Vigário Episcopal dá posse canônica ao Revmo. Pe. Zacarias Jose de Carvalho Paiva, permanecendo até o presente momento como pároco da mesma.

No território paroquial está inserido duas comunidades e um núcleo de evangelização. A Comunidade São Paulo da Cruz, criada em 1994, com seu prédio próprio localizado no Jardim Joamar: Rua Bartolomeu Pagano, 46. A comunidade Nossa Senhora do Rosário localizada no bairro da Bortolandia, na Rua Manuel Leitão Avilez, 96. Além de núcleo de Evangelização chamado Comunidade Bom Pastor.

Atualmente a Paróquia São Gabriel conta com a presença do diácono permanente Geraldo Aparecido Braga, oriundo da paróquia Nossa Senhora Aparecida de Vila Albertina que foi provisionado por 03 anos.

Além do grupo de mais de 400 leigos inseridos em todo o trabalho pastoral divido em cinco dimensões: bíblica-catequetica, litúrgica-sacramental, Social e Caridade, Movimentos e Associações, Juventude e Vocacional